
O filme Dragonball Evolution em duas combinações de duas palavras:
-UMA DESILUSÃO!
-UMA MERDA!
Ou seja, não vale a ponta de um corno, sequer!
Dado o facto de dispormos mais facilmente de "tecnologia de ponta" no que respeita a computação gráfica, pensava que ia ver uma BOA adaptação da série animada que me fez ferver o sangue na infância, mas afinal, deparei-me com uma piada de mau gosto, que não passa de uma péssima imitação arrogantemente prepotente, que não faz justiça ao nome que tem.
Não tem nada a ver com os desenhos animados que gostei de ver, mas nem seria por aí o problema, só que não foi feito á moda japonesa (tal como foi a animação) mas sim à moda americana. Não é mais que uma adaptação superficial e americana, do mundo alternativo do Dragonball animado. Trata-se apenas de um filme comercial! Feito com propósito indecente de ganhar dinheiro ás custas dos verdadeiros fans. (até me atrevo a dizer que é um filme chinês porque o chinês só pensa no lucro... :)
Infelizmente para essas americanizadas e gananciosas mentes, o tiro saíu pela culatra, o filme não obteve receita que servisse para encher o espaço vazio do bolso que tinham reservado para o efeito.
Até me custa a querer que o próprio autor (Akira Torihama) tivesse contribuído (sem inteligência) de alguma forma para a produção e realização desta péssima película cinematográfica. Houve vários erros crassos e um deles não foi adaptarem a história original ao mundo actual ou coisa parecida, foi não dar realismo suficiente à história para acreditarmos na mesma, por exemplo...
Manobras de artes marciais dignas de filmes chineses de kung-fu:
-nunca vimos tamanha macacada/cerimónia nos desenhos animados para lançar um kamehameha/uma bola de energia, dar um pontapé ou um murro; na animação os movimentos corporais eram tipo kickboxe, mais reais (e surreais) do que no próprio filme, o qual é feito com pessoas verdadeiras penduradas por fios.
Um argumento fraco:
-a história alternativa do filme não tem sentimento, não desenvolve empatia com a audiência, era preferível repetir a original história da animação, encurtando-a para fazer o tempo avançar mais depressa;
-o repentino e escusado treino de Songoku enquanto procuram as bolas do dragão, não tem fundamento temporal;
-quando caem numa armadilha, um buraco no deserto tapado por Yamcha, não saltam fora do mesmo, preferem perder tempo a coçar os tomates ás bolas do dragão;
-o campeonato de artes marciais acontece no poço circular de um ginásio e não em cima de um ringue quadrado ao ar livre ou coisa parecida;
-Songoku tem dificuldade em saltar/atravessar a fogueira que o separa das Chichis; ludibriado pela falsa Chichi, ataca a verdadeira, esta humana consegue travar os golpes do mesmo; ironicamente, Songoku derrota Chichi mas deixa-se atingir pelo tiro da comparsa de Piccolo (a falsa Chichi);
-os mestres falam ao Songoku através de enigmas inúteis, bons para perder tempo enquanto o Fim-do-Mundo está perto.
Efeitos especiais rascos e sem qualidade alguma:
-o kamehamehas parecem turbilhões de ventos coloridos, sem solidez visual credível;
-na animação, a bola de energia/kamehameha é sempre algo perigoso cujo poder destrutivo varia conforme a potência; no filme é usado para acender velas sem as derreter ou desintegrar, é sinal que se trata de algo inflamável e perigoso, mas afinal não, porque também serve para dar vida ao fracote do Songoku e sem lhe queimar a roupa um bocadinho, sequer - ATÉ O HOMEM-DE-FERRO (Iron Man) CONSEGUE LANÇAR UM KAMEHAMEHA COM MAIS REALISMO DO QUE QUALQUER PERSONAGEM DESTE FILME SEM TER DE DEITAR FUMO PELOS ANTEBRAÇOS, NEM RECORRER A UM KATA KUNGFUNGADO ANTES DE O LANÇAR;
-o Picoolo(JP)/Coraçãozinho-de-Satã(Pt)-o vilão, consegue desvastar uma enorme cidade deixando cair da sua nave, uma bola de energia que actua como uma granada, consegue esmagar/comprimir a casa do avô de Songoku com apenas uma mão e á distância com um pensamento, mas não tenta fazer nada disto com os inimigos que lhe fazem frente;
-a mota de Bulma monta-se e desmonta-se lentamente como um Transformer compactado, isso já não tinha sido inventado antes? Os Transformers são mais velhos do que o Dragonball!
-Shenron, o réptil sagrado das 7 Bolas do Dragão: na animação, ele era colorido, gigantesco em tamanho e comprimento, para além do aspecto ser mitologicamente oriental; no filme, o Dragão sagrado parece um dinossauro que sofre de albinismo e é tão grande como uma baleia azul, ou seja, uma autêntica lagartixa flutuante.
As personagens, pouco têm a ver com as originais...
Songoku era um rapaz ingénuo de coração puro com um forte senso de justiça e forte que nem uma besta; no filme, é um adolescente hipócrita que não sabe lançar kamehamehas, mas consegue abrir os cacifos da escola com uma manual ventania mágica; mas não sabe persudir os seus colegas-rufias da escola sem recorrer á violência dos mesmos para com ele.
O mestre Kame(JP)/Tartaruga Genial(Pt)/Roshi(EUA) é um sábio, disciplinado, experiente, forte e solitário velhote que mora sozinho uma remota ilha e que adora ver miúdas descascadas e apreciar as suas formas, porque há séculos que não tem uma namorada e nunca teve mulher. No filme, é um dorminhoco impulsivo e poeta que gosta de chupa-chupas, vive num prédio prestes a ser demolido (um autêntico curral), também tem revistas de gajas em bikini mas há montes delas para mirar na rua quando sai de casa - o que não faz sentido. Gohan, o avô de Songoku que morre no filme com 70 anos, foi aluno do mestre Kame, o qual é mais velho e ágil mas não tem um único cabelo branco ao contrário de Gohan que tinha a cabeça repleta de cabelo branco e sofria de artrite.
Oozaru/Gorila Gigante no qual o Songoku se transforma parece mais uma espécie de lobisomem versão macaco vestido, mas sem originalidade alguma. Não podiam ter contratado um culturista grandalhão-tipo Ronnie Coleman, para fazer de Oozaru? Sempre daria mais credibilidade á personagem!
ChiChi(JP)/Kika(PT) era uma garota anormalmente forte que defendia quem ela gostava usando a força bruta; no filme, não faz nada para impedir que o preto rufia ataque o Songoku á entrada da casa dela.
A Bulma na animação, é uma pita inventora auto-didacta e aventureira, sem a mínima noção do que é ser militar, que veste mini-saia. No filme, é sexy, gananciosa, demasiado vestida e arrojada, com uma arma de fogo sempre á mão - parece um soldado armado até aos dentes, mas à civil.
A roupa de Songoku:
-em vez de lhe arranjarem um fato de ninja com cores escuras de laranja e azul, vestem-lhe um inchado e anafado fato de palhaço: com calças de cetim e com um dólmen justo nos braços/deltóides. Roupa essa que nem sequer se desfaz quando Songoku incha enquanto se transforma em Oozaru. E o cinto do fato do Songoku aparece apertado mesmo depois deste voltar á forma humana (até parece um cinto de Wrestling).
Cena final...
O filme acaba com Chichi e Songoku a iniciarem um combate de desforra, como se ela alguma vez estivesse á altura de lutar com ele. A última cena mostra Chichi no ar prestes a atingir o Songoku na tromba enquanto este (também no ar) mas mais baixo, queria atingi-la com um murro ou coisa parecida... UMA CAGADA DE CENA PARA FINALIZAR UMA CAGADA DE FILME! OU SEJA, O FINAL IDEAL! ^_^
Comparativamente com outros filmes, cujos efeitos especiais eram um desafio semelhante, temos por exemplo:
-o Homem-de-Ferro/Iron Man é melhor do que o Dragonball Evolution (lança uns belos duns kamehamehas-eléctricos);
-os filmes dos X-MEN são melhores do que o Dragonball Evolution;
-os Transformers são melhores do que o Dragonball Evolution;
-o "Matrix Revolutions" de há meia-dúzia de anos atrás, é de longe, superior ao Dragonball Evolution, que saiu este ano! (o qual chegámos á conclusão que é uma vergonha)
Mas se o Dragonball Evolution tivesse sido realizado pelos irmãos que fizeram a triologia Matrix, seria um espectáculo.
Quando vi o 3ºfilme da triologia Matrix hà anos atrás, pensei logo:
"Já se podia fazer um Dragonball com pessoas reais!"
Qual quê?! Qual carapuça?!
-Tá quieto, ó boi!... :P
Texto de Miguel Fight© (2009)
-UMA DESILUSÃO!
-UMA MERDA!
Ou seja, não vale a ponta de um corno, sequer!
Dado o facto de dispormos mais facilmente de "tecnologia de ponta" no que respeita a computação gráfica, pensava que ia ver uma BOA adaptação da série animada que me fez ferver o sangue na infância, mas afinal, deparei-me com uma piada de mau gosto, que não passa de uma péssima imitação arrogantemente prepotente, que não faz justiça ao nome que tem.
Não tem nada a ver com os desenhos animados que gostei de ver, mas nem seria por aí o problema, só que não foi feito á moda japonesa (tal como foi a animação) mas sim à moda americana. Não é mais que uma adaptação superficial e americana, do mundo alternativo do Dragonball animado. Trata-se apenas de um filme comercial! Feito com propósito indecente de ganhar dinheiro ás custas dos verdadeiros fans. (até me atrevo a dizer que é um filme chinês porque o chinês só pensa no lucro... :)
Infelizmente para essas americanizadas e gananciosas mentes, o tiro saíu pela culatra, o filme não obteve receita que servisse para encher o espaço vazio do bolso que tinham reservado para o efeito.
Até me custa a querer que o próprio autor (Akira Torihama) tivesse contribuído (sem inteligência) de alguma forma para a produção e realização desta péssima película cinematográfica. Houve vários erros crassos e um deles não foi adaptarem a história original ao mundo actual ou coisa parecida, foi não dar realismo suficiente à história para acreditarmos na mesma, por exemplo...
Manobras de artes marciais dignas de filmes chineses de kung-fu:
-nunca vimos tamanha macacada/cerimónia nos desenhos animados para lançar um kamehameha/uma bola de energia, dar um pontapé ou um murro; na animação os movimentos corporais eram tipo kickboxe, mais reais (e surreais) do que no próprio filme, o qual é feito com pessoas verdadeiras penduradas por fios.
Um argumento fraco:
-a história alternativa do filme não tem sentimento, não desenvolve empatia com a audiência, era preferível repetir a original história da animação, encurtando-a para fazer o tempo avançar mais depressa;
-o repentino e escusado treino de Songoku enquanto procuram as bolas do dragão, não tem fundamento temporal;
-quando caem numa armadilha, um buraco no deserto tapado por Yamcha, não saltam fora do mesmo, preferem perder tempo a coçar os tomates ás bolas do dragão;
-o campeonato de artes marciais acontece no poço circular de um ginásio e não em cima de um ringue quadrado ao ar livre ou coisa parecida;
-Songoku tem dificuldade em saltar/atravessar a fogueira que o separa das Chichis; ludibriado pela falsa Chichi, ataca a verdadeira, esta humana consegue travar os golpes do mesmo; ironicamente, Songoku derrota Chichi mas deixa-se atingir pelo tiro da comparsa de Piccolo (a falsa Chichi);
-os mestres falam ao Songoku através de enigmas inúteis, bons para perder tempo enquanto o Fim-do-Mundo está perto.
Efeitos especiais rascos e sem qualidade alguma:
-o kamehamehas parecem turbilhões de ventos coloridos, sem solidez visual credível;
-na animação, a bola de energia/kamehameha é sempre algo perigoso cujo poder destrutivo varia conforme a potência; no filme é usado para acender velas sem as derreter ou desintegrar, é sinal que se trata de algo inflamável e perigoso, mas afinal não, porque também serve para dar vida ao fracote do Songoku e sem lhe queimar a roupa um bocadinho, sequer - ATÉ O HOMEM-DE-FERRO (Iron Man) CONSEGUE LANÇAR UM KAMEHAMEHA COM MAIS REALISMO DO QUE QUALQUER PERSONAGEM DESTE FILME SEM TER DE DEITAR FUMO PELOS ANTEBRAÇOS, NEM RECORRER A UM KATA KUNGFUNGADO ANTES DE O LANÇAR;
-o Picoolo(JP)/Coraçãozinho-de-Satã(Pt)-o vilão, consegue desvastar uma enorme cidade deixando cair da sua nave, uma bola de energia que actua como uma granada, consegue esmagar/comprimir a casa do avô de Songoku com apenas uma mão e á distância com um pensamento, mas não tenta fazer nada disto com os inimigos que lhe fazem frente;
-a mota de Bulma monta-se e desmonta-se lentamente como um Transformer compactado, isso já não tinha sido inventado antes? Os Transformers são mais velhos do que o Dragonball!
-Shenron, o réptil sagrado das 7 Bolas do Dragão: na animação, ele era colorido, gigantesco em tamanho e comprimento, para além do aspecto ser mitologicamente oriental; no filme, o Dragão sagrado parece um dinossauro que sofre de albinismo e é tão grande como uma baleia azul, ou seja, uma autêntica lagartixa flutuante.
As personagens, pouco têm a ver com as originais...
Songoku era um rapaz ingénuo de coração puro com um forte senso de justiça e forte que nem uma besta; no filme, é um adolescente hipócrita que não sabe lançar kamehamehas, mas consegue abrir os cacifos da escola com uma manual ventania mágica; mas não sabe persudir os seus colegas-rufias da escola sem recorrer á violência dos mesmos para com ele.
O mestre Kame(JP)/Tartaruga Genial(Pt)/Roshi(EUA) é um sábio, disciplinado, experiente, forte e solitário velhote que mora sozinho uma remota ilha e que adora ver miúdas descascadas e apreciar as suas formas, porque há séculos que não tem uma namorada e nunca teve mulher. No filme, é um dorminhoco impulsivo e poeta que gosta de chupa-chupas, vive num prédio prestes a ser demolido (um autêntico curral), também tem revistas de gajas em bikini mas há montes delas para mirar na rua quando sai de casa - o que não faz sentido. Gohan, o avô de Songoku que morre no filme com 70 anos, foi aluno do mestre Kame, o qual é mais velho e ágil mas não tem um único cabelo branco ao contrário de Gohan que tinha a cabeça repleta de cabelo branco e sofria de artrite.
Oozaru/Gorila Gigante no qual o Songoku se transforma parece mais uma espécie de lobisomem versão macaco vestido, mas sem originalidade alguma. Não podiam ter contratado um culturista grandalhão-tipo Ronnie Coleman, para fazer de Oozaru? Sempre daria mais credibilidade á personagem!
ChiChi(JP)/Kika(PT) era uma garota anormalmente forte que defendia quem ela gostava usando a força bruta; no filme, não faz nada para impedir que o preto rufia ataque o Songoku á entrada da casa dela.
A Bulma na animação, é uma pita inventora auto-didacta e aventureira, sem a mínima noção do que é ser militar, que veste mini-saia. No filme, é sexy, gananciosa, demasiado vestida e arrojada, com uma arma de fogo sempre á mão - parece um soldado armado até aos dentes, mas à civil.
A roupa de Songoku:
-em vez de lhe arranjarem um fato de ninja com cores escuras de laranja e azul, vestem-lhe um inchado e anafado fato de palhaço: com calças de cetim e com um dólmen justo nos braços/deltóides. Roupa essa que nem sequer se desfaz quando Songoku incha enquanto se transforma em Oozaru. E o cinto do fato do Songoku aparece apertado mesmo depois deste voltar á forma humana (até parece um cinto de Wrestling).
Cena final...
O filme acaba com Chichi e Songoku a iniciarem um combate de desforra, como se ela alguma vez estivesse á altura de lutar com ele. A última cena mostra Chichi no ar prestes a atingir o Songoku na tromba enquanto este (também no ar) mas mais baixo, queria atingi-la com um murro ou coisa parecida... UMA CAGADA DE CENA PARA FINALIZAR UMA CAGADA DE FILME! OU SEJA, O FINAL IDEAL! ^_^
Comparativamente com outros filmes, cujos efeitos especiais eram um desafio semelhante, temos por exemplo:
-o Homem-de-Ferro/Iron Man é melhor do que o Dragonball Evolution (lança uns belos duns kamehamehas-eléctricos);
-os filmes dos X-MEN são melhores do que o Dragonball Evolution;
-os Transformers são melhores do que o Dragonball Evolution;
-o "Matrix Revolutions" de há meia-dúzia de anos atrás, é de longe, superior ao Dragonball Evolution, que saiu este ano! (o qual chegámos á conclusão que é uma vergonha)
Mas se o Dragonball Evolution tivesse sido realizado pelos irmãos que fizeram a triologia Matrix, seria um espectáculo.
Quando vi o 3ºfilme da triologia Matrix hà anos atrás, pensei logo:
"Já se podia fazer um Dragonball com pessoas reais!"
Qual quê?! Qual carapuça?!
-Tá quieto, ó boi!... :P
Texto de Miguel Fight© (2009)
ta fixe deu para rir muito
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