Pitumentos

novembro 29, 2013

Playstation 4 - Andámos de cavalo para burro?

"Qual vai ser? A PS4 ou a XBox One?"
Treta por treta, venha o diabo e escolha!
A Playstation 4 acabou de ser lançada em Portugal hoje e eu também me dirigi á loja para comprar a minha reserva. E claro, uma vez em casa, foi uma questão de tempo até ligá-la ao televisor e experimentá-la...

Ao contrário do que a maioria poderá pensar, esta consola é um negócio um bocado estranho. Custa quase 400 euros mas não serve para muito mais além de jogar. A PS3 é um autêntico centro multimédia que lê pendrives e a PS4, não!

Os jogos exclusivos lançados para esta consola, "Killzone: Shadow Fall" e "Knack", não justificam o preço cobrado. Além destes, claro que há mais, como o "NBA 2K14" e "Battlefield 4" que ficam com uma qualidade espectacular na PS4 mas estes já existem, e alguns utilizadores já os compraram para xBox 360 e PS3. Como sempre, nunca saem para o Mercado, jogos que sejam realmente bons aquando o lançamento de uma nova consola. É sempre a mesma coisa. Mas isso nem é a pior coisa deste cenário...

O que vai realmente incomodar e desiludir os utilizadores desta nova consola, é o facto de a SONY ter levado demasiado a sério a sua máxima “pure gaming machine”. Isto é, a nova PS4 não trás consigo as capacidades multimédia da PS3, que nada têm a ver com jogos - UPS! E agora?
"Comprei uma PS4 que afinal mais parece
uma Sega MegaDrive! Agora sou obrigado
a ligá-la á internet para que a Sony
possa espiar a minha vida, escolhas
e acções na Playstation Network.
Mas que raio é isto? Fascismo digital?"
A PS4 só serve para jogar e mais nada? O que se pode fazer com a PS4?
-Jogar jogos PS4!
-Descarregar conteúdo da Playstation Network (PSN)!
-Enviar vídeo em directo (streaming), para a Internet através dos servidores específicos!

Comparada com a PS4, a Playstation 3 era basicamente uma central multimédia que permite ver imagens, as fotos das férias, ver filmes, ouvir música em Mp3, ler o conteúdo através das portas USB, transmitir em directo na PSN através de pastas partilhadas.

Playstation 4 - um calhau muito caro e bonito!
Parece que a PS4 é mais fogo de vista do que solução. Avisaram-nos que a PS4 seria semelhante a um PC e realmente, é: tem 4 portas USB (2 á frente e 2 atrás) e já chega. Não é preciso mais nada! Ironicamente, estas portas USB não permitem reproduzir nada guardado em Pendrives. Eu meti uma Pen na PS4 e não aconteceu coisa alguma. Fiquei espantado por a PS4 nem mostrar na TV uma simples mensagem de alerta para a incompatibilidade do hardware ou outra coisa qualquer a denunciar a ligação da Pen na consola. A PS4 não reconhece discos de armazenamento alheios.


Na PS4 existem as secções de TV e Video no menu principal, mas tudo o que permite é abrir o Netflix e ligar-se também a outros servidores de ligações em directo. Há uma secção de Video Playback no menu das Definições, mas não serve para nada e nada tem de interesse.

No que respeita ao DLNA (Digital Living Network Alliance), por a correr ficheiros que estão na PSN, a consola também não lê coisa alguma.
A única coisa que a PS4 parece fazer (além de correr os seus jogos) é ligar-se à PS Vita e o Smartphone com a aplicação Playstation App. Também é impossível fazer leitura e transferir ficheiros a partir da PS Vita ou Smartphone. Parece que não há maneira de, sequer, ver imagens na PS4.
Também não é fácil tirar fotografias ou fazer vídeos com a Playstation Camera, isto é, quando o fazemos não há maneira de retirar esse conteúdo de dentro da PS4. Por isso, tenham cuidado, não façam nenhum filme pornográfico com a PS4. Se depois quiserem guardar o filme na PSN, o sistema de censura da PSN irá apagá-lo imediatamente e vocês irão perder a vossa obra cinematográfica.

Se compararmos a PS3 com a PS4, é caso para dizer "andámos de cavalo para burro". Isto não é evolução nem grandeza, é mesmo regressão pura. Não estava nada á espera disto e fiquei muito desiludido e frustrado. Até pensei em devolver a consola na loja onde a comprei e reaver o meu dinheiro. :(

Imagina o que é venderes a tua PS3 para comprar a PS4, e chegar á conclusão que esta não tem as mínima capacidade multimédia da qual usufruías na tua PS3?

Resumindo, a PS4 apenas permite ler conteúdo aprovado pela SONY. Podes jogar jogos PS4, comprar programas de TV, filmes e música na Playstation Store, fazer streaming através do Netflix e pouco mais. Se quisermos ver, ler, ouvir ou assistir a programas de TV comprados através de canais alheios á Sony, a PS4 não irá ler nada disso.

A conclusão que se tira é que a Sony desiludiu-nos completamente, mas deve ter razões para isso, como:
-a obrigatoriedade de acesso á internet e ligar a consola, de modo a que o rasto deixado pelos locais que passámos sejam facilmente vistos pela Sony e assim a PS4 poder aconselhar-nos jogos e conteúdos de acordo com o nosso padrão de preferências;
-para evitar a pirataria, dado que a Sony está ligada ao cinema e à TV;
-para aumentar as receitas através de venda de downloads de conteúdo multimédia disponibilizado na internet pela prória Sony;
-talvez mais tarde, através da PSN, haja a intenção de aumentar as capacidades multimédia da consola através de upgrades/actualizações do software - mas neste caso há uma pergunta pertinente - como fazem aquelas pessoas que não têm acesso á internet em casa, local onde têm a consola? :/

Agora, falta saber se a Microsoft só vai permitir á sua Xbox One funcionar da mesma maneira que a PS4, e limitar completamente o acesso a conteúdos apenas autorizados pela própria Microsoft.


Menu TV e Vídeo na PS4

Reduzidas definições de vídeo na PS4!

PS3 - esta consola já passou por 3 versões
oficiais e veio para ficar muito tempo!
Playstation 3 still rules!!


3 comentários: